Resenha: STAR WARS, A Trilogia – Episódio IV – Uma Nova Esperança   3 comments

O livro resenhado é o Star Wars – A Trilogia, que é uma edição especial em capa dura da editora DarkSide que contém as histórias dos três último episódios da saga Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, Episódio V – O Império Contra-Ataca, Episódio VI – O Retorno do Jedi.
No entanto, como minha paixão pela saga é enorme, eu vou fazer uma resenha para cada episódio, pois entendo que uma resenha única com os três episódios ficaria muito grande e, por essa razão, eu teria que resumi-la, o que não me deixaria feliz. Assim, para que as resenhas tenham a qualidade que espero, tomei a decisão de fazer três resenhas individuais conforme for finalizando cada um dos episódios.

STAR WARS EPISÓDIO IV - UMA NOVA ESPERANÇA

sinopse

 HÁ MUITO TEMPO, EM UMA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE…

20150516_120004

A história de Uma Nova Esperança se passa depois que o Chanceler Palpatine, que na verdade é o cruel Darth Sidious, consegue derrubar a Antiga República e com isso quase extinguindo com os Cavaleiros Jedi. Só não consegue porque, apesar de toda a traição do chanceler, mestre Yoda e Obi-Wan-Kenobi sobrevivem. Mas, antes da fuga, Obi-Wan esconde os filhos de Anakin Skywalker (Transformado agora em Darth Vader) com Padmé Amidala, entregando a menina para o Senador Bail Prestor Organa criá-la no planeta Alderaan e o menino para o seu tio criá-lo no planeta de Tatooine.
Depois de derrubar a república, Darth Sidious se torna o Imperador do novo Império Galáctico e governa os planetas com muita tirania gerando assim revolta de alguns planetas. Assim é formada também a rebelião que lutará contra esse terrível império liderado por Darth Sidious e seu braço direito Darth Vader.
A história então começa quando, anos após a traição do chanceler Palpatine, a menina, que agora é a Leia Organa, uma das líderes da rebelião, consegue roubar informações cruciais da mais nova estação bélica construída pelo Império, tão poderosa que é capaz de destruir um planeta inteiro somente com um único disparo de sua arma. No entanto, após o roubo, sua nave é interceptada por pelo Darth Vader que a captura para fazer com que ela revele o nome do planeta onde fica a base atual dos rebeldes.
No entanto, antes de ser capturada, Leia consegue gravar uma mensagem de socorro e o colocar no droid R2-D2, enviando-o na missão para o planeta de Tatooine a fim de entregá-la para Obi-Wan-Kenobi, que é conhecido lá como Bem-Kenobi.

Capturar

R2-D2, juntamente com seu parceiro inseparável C-3PO, conseguem fugir em um módulo de fuga e partem para Tatooine. Chegando lá, ambos são capturados pelos jawas e são vendidos para Luke Skywalker, agora um jovem, e seu tio para trabalharem na fazenda.  E Luke, Ao fazer a limpeza em R2, acaba vendo parte da mensagem e entende que ela deveria ser entregue para o ermitão Bem-Kenobi, mas é proibido pelo seu tio de se encontrar com o antigo mestre Jedi.
No entanto, R2-D2 parte sozinho pelo deserto de Tatooine para entregar a mensagem ao Obi-Wan, e quando Luke descobre, vai atrás dele junto com C-3PO, e os três acabam sendo atacados pelo Povo da Areia, mas, antes de algo mais ruim aconteça, eles são salvos pelo Obi-Wan.
Assim, os dois se encontram, Obi-Wan recebe a mensagem completa, onde Leia suplica a ajuda de Obi-Wan e pede para que eles entreguem as informações roubadas para seu pai no planeta da Alderaan. Obi-Wan revela a Luke que seu pai é um antigo amigo e também cavaleiro Jedi e que a Força também reside no jovem e pede a sua ajuda para conseguir chegar a Alderaan.
De início Luke recusa ir junto com o velho Jedi, mas após descobrir que as tropas imperiais mataram seus tios e queimaram a fazenda, ele aceita seguir Obi-Wan e aprender a ser também um Jedi. Os dois, junto com os droids, conhecem o pirata espacial Han-Solo e seu companheiro wookiee Chewbacca, cornelianos donos da nave Millennium Falcon, que aceita o serviço de levá-los até o planeta de Alderaan.
Assim começa a caminha do jovem Luke Skywalker, Leia Organa e Han-Solo, nessa luta contra o poderoso Império Intergaláctico comandado pelo tirano Dath Sidious e seu braço direito, Lorde Negro, Darth Vader.

Trecho 01

O livro é simplesmente sensacional!!! Ele excedeu em muito as minhas expectativas como fã de Star Wars.
Escrito em terceira pessoa o Uma Nova Esperança não deixou nenhum detalhe do filme passar despercebido (Pois é, esta é a primeira vez que estou analisando se um livro mostrou todos os detalhes de um filme, sempre foi o contrário – hehehe). Apesar dos capítulos serem longos ele se alterna mostrando os acontecimentos dos diversos personagens, como por exemplo, hora mostrando Luke e Obi-Wan em Tatooine, hora mostrando Leia e Darth-Vader na nave do Império, o que fez com que a leitura fluísse muito bem e não ficasse cansativa em nenhum ponto sequer, e ainda dexando sempre aquele suspense no final de cada parte, aumentando assim a tensão e o suspense do leitor. Mesmo para quem é fã e conhece a toda a história, fica impossível não querer ler o próximo capítulo.
OS personagens são muito bem construídos e detalhados no livro, tanto os mais conhecidos como também os secundários que ficam mais de lado nos filmes, como os generais do Império. Dessa forma o livro se tornou até mais completo que o filme, pois conseguimos vislumbrar melhor cada personalidade e entender melhor as decisões e os desejos de cada um deles, principalmente de Luke e Darth-Vader.
Um ponto bem legal para mim foi que o livro possui uma visão bem mais adulta do que o filme, sendo mais pesado e realista nas descrições das batalhas, conversas e sentimentos. No livro vemos mais sangue, os sentimentos são mais explícitos, tanto os bons como os ruins, as cenas de dores e morte são mais pesadas. Enfim, a história deixou de ter um pouco as censuras que o filme possui.

Trecho 02

Sendo um livro, claro que ele consegue ser bem mais detalhista que o filme, e vou destacar aqui três pontos que para mim foram os mais impactantes tornando o livro bem legal:
No início da história, quando Luke ainda está em Tatooine, existe um encontro dele com seu melhor amigo Biggs que não é mostrado no filme, fazendo com que consigamos perceber melhor a relação de amizade entre os dois e como Biggs foi importante para Luke no começo de sua jornada.
A fuga de Han-Solo, Chewbacca, Obi-Wan e Luke do planeta Tatooine, é também bem mais detalhada, mostrando de uma maneira melhor as conversas entre eles, o início do treinamento de Luke e a perseguição que eles sofreram dos caças imperiais.
E, por fim, a grande batalha ao redor da estação bélica que ocorre no final da história é muito mais trabalhada no livro, com detalhes das formações dos grupos das naves rebeldes, das interações entre as naves, as batalhas e perseguições, as armas da estação bélica, e principalmente as tentativas dos rebeldes de conseguir chegar onde precisam para destruir a estação. Na minha opinião, essa batalha ficou mais interessante e alucinante no livro.
Tenho que destacar também o trabalho da Editora Darkside nesta edição especial em capa dura, a capa vem com a imagem de Darth Vader, com um aspecto cromado em prata e negro, e o logo do Star Wars em dourado (Eu amei), e na capa de trás livro, com a mesma textura e cores, a imagem de C-3PO. Internamente ele também possui algumas imagens bem bacanas referentes à saga, principalmente as que iniciam cada um dos episódios. Realmente um item de colecionador para quem é apaixonado por literatura e também pelo Star Wars.
Uma obra muito mais do que recomendada. Se você é fã dessa saga incrível e também de literatura, não pode deixar de ter esse livro na sua estante. Pois aqui você vai se sentir parte dessa rebelião e lutará ao lado de Luke e Leia contra o terrível Lorde Negro do Império, e vai se emocionar demais com toda a história. Venha viver essa batalha épica pela libertação da galáxia e…

QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!!!

Abraços e beijos, Berma! 😉

3 Respostas para “Resenha: STAR WARS, A Trilogia – Episódio IV – Uma Nova Esperança

Assinar os comentários com RSS.

  1. Amoooo Star Wars e estou ficando apaixonada pela Dark Side!
    Eu sempre ouvia o pessoal falando e nunca tinha assistido, daí num belo fim de semana chuvoso eu decidi assistir TODOS os filmes da saga. Pirei completamente e virei fã! hahahahaha

    • KKKKKKKKKKKk
      Ana, Star Wars faz isso mesmo com as pessoas!!!
      E os livros são bem bacanas porque deixam de lado aquele ar mais inocente dos filmes, dando uma visão mais “adulta” digamos assim…. Você vai gostar!!!

  2. Nunca liguei para super poderes, mas sempre quis ter a força!
    SUA ESTANTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: