Os Goonies de Steven Spielberg e James Kahn   4 comments

OS GOONIES (EDIÇÃO ESPECIAL CAPA DURA)

sinopse

Criado por Steven Spielberg e escrito por James Kahn, Os Goonies, é um livro especial com a história do grande clássico do cinema dos anos 80, e que foi escrito durante o processo de produção e filmagens do longa-metragem. Sendo que a Editora DarkSide lançou uma edição comemorativa dos 30 anos em capa dura e que vem com o pôster e o mapa.

O livro conta a história de um grupo chamado de “Os Goonies”, isso porque os integrantes moravam próximos as Docas Goon, na cidade de Hillside. Este grupo era formado pelos irmãos Mikey e Brand Walsh, o inventor Dado, o divertido Bocão, o atrapalhado Gordo, e as garotas Andy e Stef.
Tudo começou quando Perkins, que era presidente do Country Club Hillside e também dono das terras onde ficavam as casas no bairro próximo as Docas Goon e onde os garotos moravam, resolveu construir um novo campo de golf do clube bem neste lugar, e assim, as famílias receberam as suas respectivas cartas de despejos e irem embora.
banner-goonies-30anos2
Assim que os garotos descobriram que teriam que se mudar e se separarem, começaram a pensar em alguma maneira de conseguirem reverter à situação e continuarem morando no mesmo lugar, mas sempre esbarravam na quantia de dinheiro que seus pais precisariam ter para poderem pagar a hipoteca de suas casas.
E foi assim que, em um dia em que eles estavam vasculhando algumas quinquilharias velhas que ficavam no sótão da casa de Mikey, encontraram um antigo mapa que supostamente indicava o lugar de um antigo tesouro do pirata Willy Caolho, que foi preso em uma caverna na região pelos navios da Inglaterra há cerca de 300 anos atrás.
Então, mesmo nem todos acreditando que esse tesouro realmente exista, eles se agarram a essa última gota de esperança e resolvem partir em uma jornada em busca do navio do pirata. Mas o que não esperavam é que iriam encontrar pelo caminho com a gangue dos Fratelli, formadas pela Mama e seus filhos, e que teriam que lutar com essa gangue para poderem colocar a mão nesse incrível tesouro.
Assim, começa essa grande aventura recheada de enigmas, fugas arriscadas, piratas, esqueletos e lulas gigantes, onde Os Goonies terão que mostrar toda a coragem e força que possuem para poderem ajudar às suas famílias.

banner-goonies-30anos

Absolutamente um livro INCRÍVEL!!! Tanto para aqueles que assistiram ao filme na década de 80 e agora podem ler o livro como também para quem não assistiu ao filme e quer conhecer a história através do livro.
O livro é muito bem escrito, sem erros de português e concordância. Também, uma história criada por Steven Spielberg e escrita por James Kahn não poderíamos esperar nada diferente disso. Escrito em primeira pessoa com a visão de Mikey Walsh, mas em alguns capítulos tivemos a visão de outros personagens, principalmente nos capítulos que eles contam as suas histórias individuais.
Os personagens são muito bem trabalhados onde conseguimos identificar exatamente a personalidade e o jeito de cada um, fazendo com que o leitor consiga imaginar e se emocionar com cada um. Se emocionando com o jeito sonhador e de liderança dos irmãos Mikey e Brand Walsh, com o jeito hilário do Gordo e do Bocão, com as invenções malucas do Dado, com a inocência e a coragem de Stef e Andy.
Os capítulos são bem diretos tornando a leitura bem rápida e divertida, onde vamos acompanhando a turma em cada uma das etapas da aventura e dos enigmas a serem desvendados, bem como durante as fugas malucas que eles tem que fazer da família Fratelli. Sem falar no modo com o autor descreve os lugares assustadores e fantásticos, como o farol e o restaurante onde os Fratelli estavam escondidos, os túneis e as cavernas que supostamente levam a turma até o navio pirata, o lago com o seu nevoeiro, a descrição do próprio navio e os esqueletos do Willy Caolho e seus piratas.

trecho

Preciso ressaltar aqui alguns destaques que para mim foram os grandes diferencias do livro:
O modo como o personagem Sloth é trabalhado no livro, nos mostrando realmente a sua personalidade e o modo como cresceu junto com a família Fratelli, fazendo assim com que consigamos entender exatamente o que se passa em sua cabeça.
O modo como o livro trouxe muito mais detalhe a história em relação ao filme, a riqueza dos detalhes das descrições dos lugares e personagens, dos enigmas e da história em si, é realmente o diferencial, o que torna o livro bem melhor que o filme, tirando aquele lado mais infantil e inserindo um ar mais dramático e de suspense, mas sem deixar de lado a pitada cômica que a história precisa ter.
Sem falar no “Epílogo” e no “Epílogo Mesmo” que são os dois últimos capítulos do livro e que contam o que ocorre depois que a aventura chega ao seu fim, o que não existe no filme, fechando as pontas soltas que o cinema deixa e encerrando de modo magistral o livro.

Capturar

Para encerrar preciso falar também dessa edição especial lançada pela Editora DarkSide, é simplesmente muito legal. Ele vem em capa dura com um desenho que nos dá impressão de ser um livro antigo de couro já desgastado pelo tempo e com uma caveira estilo pirata no centro. Dentro dele existem as folhas que separam os capítulos que são todas pretas e com a caveira pirata no centro em branco em uma página, e na outra página os subtítulos que serão narrados no próximo capítulo, o que gera uma ansiedade tremenda logo que iniciamos um novo capítulo, fazendo com que não consigamos largar o livro antes do seu final. Além disso, esta edição ainda vem com um pôster do livro e uma cópia do mapa que Os Goonies encontram. Realmente um item de colecionador para os apaixonados por livros.
Super, mega recomendo esse livro para todos, os que são viciados em livros e os que não são viciados, os que já assistiram ao filme e os que não assistiram, enfim, para qualquer um que goste de uma ótima aventura, recheada de suspense e enigmas, com uma pitada de comédia.
Convido a todos a se tornarem mais um integrante dos Goonies e participarem dessa aventura incrível, onde irão ter que lidar com bandidos, enigmas, esqueletos e lulas gigantes, para encontrarem o grande tesouro do famoso pirata Willy Caolho!!!
Abraços e beijos, Berma! 😉

4 Respostas para “Os Goonies de Steven Spielberg e James Kahn

Assinar os comentários com RSS.

  1. Haha já entrou para minha lista de aquisições!

  2. Devidamente encomendado…
    Que capa mais linda e como não sabia que existia esse livro até você citá-lo aqui, não o tinha, mas…….. rs

    Bacio

    • Lunna, quem bom que a ajudei nesse ponto!!! O livro é realmente muito legal!!! A Darkside está com várias edições especiais muito boas, em breve colocarei mais uma aqui no blog. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: