Resenha: Habitantes do Cosmos: Artemísia   3 comments

Olá Galera do Livros com Pipoca!!!!

Hoje tem resenha!!! E será sobre o livro “Habitantes do Cosmos: Artemísia” da autora Francélia Pereira que foi publicado esse ano pela Editora Buriti.

HABITANTES DO COSMOS ARTEMISIA

Sinopse: “Habitantes do Cosmos: Artemísia” é o segundo volume da série escrita por Francélia Pereira. Nele, são inseridas importantes discussões sobre ecologia, cultura ancestral, gênero, sexualidade e diversidade, envoltos em mitos da cultura ancestral brasileira. Englobando desde o passado remoto até o futuro distante, como em “Artemísia”, Habitantes do Cosmos é cercado de incertezas e tramas dignas de uma grande e arrebatadora história”
Resenha: O livro conta a história de um futuro distante mas não definido onde, devido a catástrofes e destruições, a humanidade acabou tendo que procurar refúgio em outros planetas, acabando assim se espalhando por todo o Sistema Apolo. Essa nova sociedade, mais evoluída socialmente, moralmente e cientificamente já superou, em teoria, questões ultrapassadas como discriminação por raça, gênero, etc. Entretanto, Artemísia, nossa heroína e protagonista, nasce no planeta Vênus, em uma sociedade que ainda segue um regime muito patriarcal e extremamente machista, ficando assim isolada de todo o resto da humanidade.
Artemísia assim já experimenta enquanto menina as feridas que uma sociedade extremamente machista pode causar, onde os homens é que comandavam e lutavam, ficando as mulheres apenas com a função de procriação. Então, depois de um incidente com o seu pai ela acaba se separando de sua família, onde a mesma, carregando um ódio de seu pai no coração, é levada do planeta Vênus, ficando assim sozinha e perdida. Mas ela logo se junta a grupos de mercenários galácticos e se torna uma grande guerreira com nome de respeito entre os guerreiros.
Com o tempo, Artemísia se cansa da vida de mercenária e resolve partir para encontrar o seu sentido na vida, e assim, ela passa a seguir os ensinamentos de grandes mestres que a vida acaba colocando em seu caminho, a fim de conseguir tirar esse vazio que ela sentia dentro de si. E aí então começa essa grande aventura que nos leva a viajar por vários planetas e viver várias lutas épicas!!! Onde vamos vendo o crescimento de Artemísia que começa como uma mercenária e vai se tornando uma guerreira lendária do Sistema Apolo, cruzando nesse seu caminho com traições, medos, artefatos lendários e mágicos, deusas poderosas, inimigos brutais, etc!!!

artemisia 01

O livro possui vários pontos fortes que gostei bastante, como o fato de ser uma ficção científica mas que vem recheado da cultura brasileira, nos nomes, nos mitos e lendas da história, filosofia, com personagens muito ricos e diferenciados. Inclusive ele possui no final um capítulo com os mitos e realidades do livro, um guia dos personagens com os nomes de cada personagem e o que significa cada um dos nomes.
Não sei se foi intenção da Francélia, mas eu adorei ter encontrado nesse livro (Adorei mesmo) um certo ar de Matrix (Pelo menos para mim), principalmente nas relações que Artemísia tinha com os seus mestres, os enigmas e os treinamentos que eles vão colocando para ela!!! Eu achei sensacional o mestre Andyrá.
As ideologias e conflitos pessoas que estão por trás da história são incríveis, as lutas internas que Artemísia trava dentro de si para conseguir encontrar o seu caminho, as reviravoltas que a história trás e que nos deixa de boca aberta.

artemisia 02

Um livro com grandes lutas, mas que fala de como o amor pode curar as nossas feridas internas, de como os amigos são importantes na nossa caminhada e de como sempre temos algo a aprender!!! Eu super recomendo!!!

image (8)

Estudante de Letras, apaixonada por mitologia, poesia e ficção científica. Francélia nasceu em Belo Horizonte/MG em 1977. Estudou sânscrito em um curso de Extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; foi quando se apaixonou pela Linguagem e suas diversas manifestações. Atualmente é graduanda em Letras. Sua primeira publicação foi “O texto por trás das palavras“, um livro de poemas. “Habitantes do Cosmos” é seu primeiro romance.
“Em meus textos de ficção, tento apresentar um pouco da cultura ancestral do Brasil ; cultura que se encontra, na maioria das vezes, escondida atrás de obras eruditas ou dentro de nossas matas e florestas. Na poesia, tento apresentar um pouco do universo que me cerca; um pouco do meu mundo interior e dos mundos que observo em minha órbita”
Francélia pode ser encontrada em no TWITTERFACEBOOKWATTPAD e WIDBOOK e o livro pode ser compra do pelo próprio site da EDITORA BURITI.
Beijos e abraços, Berma!!! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: