Dica de Filme: Interestelar (Christopher Nolan)   7 comments

Olá Galera do Livros com Pipoca!!!

Hoje a dica de filme vai especialmente para aqueles nerds (Como eu – hehehe) que adoram um bom filme que fala de viagens espaciais, mas que não se limitam a simplesmente em assistir o filme, mas depois procuram entender todo o conceito que o filme se baseia. E para essas pessoas o filme “Interestelar” é uma obra prima!!!

interestelar-posterfinal

Lançamento: 6 de novembro de 2014 (2h49min)
Direção: Christopher Nolan (O mesmo de “A origem” e a trilogia “O Cavaleiro das Trevas”)
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine mais
Gênero: Ficção científica , Drama
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Com o nosso tempo na Terra chegando ao fim, um time de exploradores é responsável pela missão mais importante da história da humanidade: viajar além desta galáxia para descobrir se a raça humana tem futuro além das estrelas.
Resenha: Em um futuro não muito distante a Terra já não é mais aquela “mãe” que todos nós pensamos. Em uma época em que precisamos muito mais de fazendeiros do que de médicos, engenheiros e cientistas, os alimentos são muito escassos, onde os alimentos já acabaram e as plantações são constantemente atacadas por pestes e enormes tempestades de poeiras. Assim a raça humana vai lutando como pode para sobreviver!!!
Nesse contexto o engenheiro espacial Cooper (McConaughey) vive como fazendeiro ao lado do seu filho, sua filha e seu sogro. Cooper vai seguindo a sua vida mas se incomoda com o rumo que a humanidade está seguindo, onde estão mais preocupados em sobreviver do que em empreender uma solução para o futuro, ficando assim com aquela intuição de que com o tempo a vida na Terra se tornará impossível.

164817.jpg-c_315_210_x-f_jpg-q_x-xxyxx

E é nesse momento que ele e a sua filha codificam uma anomalia gravitacional ocasionada na fazenda e acabam sendo guiados para uma base secreta, onde ele acaba sendo convidado para pilotar uma nave espacial em uma missão especial para descobrir outro planeta na qual os humanos pudessem viver e assim não entrar em extinção. E é aí que toda a história começa levando o espectado a uma viagem magnífica.
A primeira parte do filme é focada na vida de Cooper, mostrando as suas convicções, seus relacionamentos com a família, especialmente com a filha Murph, e em como ele lida com toda a confusão que se tornou a terra. E então entra a segunda parte do filme onde o foco é a missão especial a procura de uma nova casa para os seres humanos.
Interestelar aborda temas como o desperdício, abandono, solidão e desespero. É um filme sobre humanidade, retratando a capacidade do homem de ser devastador, mesquinho e ao mesmo tempo sonhador e comprometido.

interestelar21

Um filme que, com a ajuda do físico teórico Kip Thorne (Que foi chamado pelo diretor para ajudar nas gravações do filme) utiliza conceitos fantásticos da astrofísica que nos fazem ficar vidrados no filme do começo ao fim, como buracos negros, viagem no tempo, etc. Teorias essas que chegam ser até difíceis de se entender na primeira vez que o assistimos. Assim vou colocar aqui um resumo desses conceitos para ajudar aos que forem assistir a não “boiar” em meio a tanta física quântica (rsrsrsrs).
Gravidade Artificial: Em um momento do filme eles precisam fazer a nave girar a fim de criar uma gravidade artificial. Mas porque que isso é necessário? A questão é que é extremamente prejudicial a um ser humano ficar em um ambiente sem gravidade por muito tempo – meses e anos, no caso do filme – e, por isso, fala-se em um conceito chamado “gravidade artificial”, que foi criado por cientistas para lidar com o problema. Essa gravidade artificial é produzida por um movimento de rotação da nave, causando uma sensação de gravidade “normal” para os tripulantes da nave.
Buracos Negros Giratórios: Outro assunto abordado no filme é a questão dos buracos negros giratórios, cuja existência já foi comprovada cientificamente pelo astrofísico Kip Thorne. Esses buracos conseguem mudar a forma do espaço ao redor deles, em um processo chamado “frame dragging”. Essa deformação de espaço acaba afetando outros fatores também, como a noção de espaço-tempo das regiões próximas.
Buraco de Minhoca: Na verdade, a astrofísica ainda não comprovou a existência de buracos de minhoca, então este item do filme não poderia ser cientificamente viável. Ainda assim, o conceito é sensacional. Um buraco de minhoca, teoricamente, é o ponto de interseção entre duas regiões do espaço que estão longes. Para entender melhor, é como se fosse uma folha de papel dobrada ao meio e com uma caneta atravessando ambos os lados da folha. No caso a folha seria o espaço. Um ponto de um dos lados dela é a Terra e um ponto do outro lado é uma galáxia distante. O furo que você fez com a caneta é o buraco de minhoca.
Dilatação Gravitacional do Tempo: É um fenômeno verdadeiro e que está diretamente associado à relatividade do tempo, provando que em regiões de forte influência da gravidade, o tempo passa de maneira mais lenta em comparação com regiões de menor atração gravitacional, como a Terra por exemplo. Como os buracos negros têm maior atração gravitacional, lá o tempo passa mais mais devagar do que o tempo em nosso planeta. Assim, uma pessoa próxima a um buraco negro acaba envelhecendo mais devagar do que quem está na Terra. De forma que, como essa dilatação depende da ação gravitacional , e esta por sua vez pode varia de local para local no espaço, cada região cósmica tem uma relação temporal única.
Segue abaixo o trailler do filme:

Para finalizar, “Interestelar” é um filme que vai muito além da nossa imaginação, colocando as teorias em prática. Super recomendo, um daqueles filmes que você assiste, deita na cama e fica pensando “Que filme do c…..”!!!!
Que já assistiu o que achou? E quem não assistiu mas vai assistir, depois conta aqui para nós o que acharam, tá!
Beijos e abraços, Berma! 😉

Publicado 17/03/2015 por Berma em Dicas de Filmes, Ficção, Filmes e Música

Etiquetado com ,

7 Respostas para “Dica de Filme: Interestelar (Christopher Nolan)

Assinar os comentários com RSS.

  1. Olá Marco tudo bem? Eu também adoro filmes espaciais ou que tragam alguma forma de tecnologia e olha que comecei isso a muito tempo com um seriado bobinho diria para os dias de hoje e que se chamava, “The Star Lost”.
    O tempo foi passando e outros filmes aparecendo e trazendo cada qual uma inovação na informação e adequação real da ciência. Mas sempre há aquele que marca, que fica remoendo. Então se puder claro ou se já assistiu e queira comentar deixo uma dica não tão atual, mas marcante com certeza. SOLARIS
    Abraços e obrigado pelas dicas! 😉

    • Olá Kambami…. tudo ótimo!!! Concordo contigo viu, sempre tem aqueles filmes marcantes que ficam sempre na memória!!! O Solaris que eu assisti já tem algum tempo, o Solaris de 2002 com George Clooney. Mas gostei da sua ideia, então vou assistir ele novamente (Agora com um olhar bem mais crítico) e vou colocar a aqui na lista pra colocar a resenha no blog!!! Valeu!!! 😉

  2. Eu amo filmes com essa temática. Eu assisti Interestelar e fiquei encantada, é um filme muito bem feito. Outro que eu adorei foi gravidade, a história e os efeitos são incríveis. 🙂

    • Que legal Lais!!! Gravidade assisti tambem, com a mega Sandra Bullock… Muito bom tambem, tanto que valeu um oscar pra ela!!!! Preciso resenhar esse tbm… Rsrsrs
      Valeu!!! 😉

  3. Eu só ouvi comentários ruins desse filme e desisti de assistir. Sem contar que um animal me contou o final, daí já viu né, desisti geral hahahaha

    • Pois é Ana, eu também não tinha ouvido falar bem dele não, mas resolvi dar uma chance e “Pimba”!!! Filmaço!!!
      Agora o duro é você já saber o final, daí fica difícil… “mui amigo” o seu heim!!! rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: