Instrumentos Mortais – Cidade dos Anjos Caídos (Cassandra Clare)   Leave a comment

INSTRUMENTOS MORTAIS - VOL 04 CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS

Sinopse: Os últimos meses não foram fáceis para Clary. Demônios, um ex-caçador de sombras com jeito de supervilão — detalhe: seu pai —, um triângulo amoroso com o melhor amigo (a quem pode inadvertidamente ter ajudado a transformar em vampiro) e um conflito entre dimensões. Mas agora a guerra chegou ao fim, e ela voltou a Nova York para aperfeiçoar seus poderes e assistir ao casamento da mãe.
O melhor: finalmente pode chamar Jace de seu. Sem fantasmas ou dúvidas. O paraíso? Nem tanto. Apesar do sangue Nephilim que corre em suas veias as coisas não estão assim tão angelicais. Alguém está matando Caçadores de Sombras, e a tensão entre os habitantes do Submundo atinge níveis alarmantes. Uma segunda guerra parece cada vez mais provável.
E Clary não pode contar com Simon. Sua habilidade vampiresca singular — conseguir andar sob o sol — faz com que seja o aliado perfeito para os dois lados; e ele vai precisar se decidir logo… O Submundo não é conhecido pela paciência.
Mas o que preocupa Clary, na verdade, é que Jace resolve se afastar sem maiores explicações. O que a faz mergulhar num mistério cuja solução pode se revelar seu maior pesadelo: ela mesma provocar a terrível cadeia de eventos capaz de lhe roubar tudo que ama. Inclusive Jace.
Entrevistas com a Escritora (contém spoilers): O quarto livro acompanhará igualmente as histórias de Clary Morgenstern, Jace Wayland e Simon Lewis, apesar dos rumores de que o romance só apresentará Simon como o personagem principal. Quando perguntaram sobre a mudança do ponto de vista desse novo romance, Clare respondeu: “Simon sempre foi um dos meus personagens favoritos e eu estou animada para ter a chance de contar a sua história enquanto revisito alguns dos outros personagens que eu amo de Os Instrumentos Mortais. O entusiasmo para contar a história de Simon de que tenho recebido da equipe McElderry Books e Simon & Schuster tem sido grande e eu estou animada para trabalhar com eles a fim de trazer um quarto livro da série.”
Inicialmente a série iria terminar no livro anterior, no entanto Cassandra Clare, que tinha a vontade de falar mais sobre Simon explica: “Eu inicialmente previ Cidade dos Anjos Caídos como um fim para a história iniciada em Cidade dos Ossos, mas logo percebi que, de fato, onde minha caneta foi me levando era em uma nova trilogia, uma ainda mais épica, escura e apaixonante do que a primeira. Nos três primeiros livros de Os Instrumentos Mortais, o destino dos Caçadores de Sombras estava pendurado na balança… agora é o destino do mundo. Eu mal posso esperar para compartilhar esta viagem com os meus leitores com personagens familiares mais aprofundadas, enfrentando novas relações nunca antes introduzidas e testadas.”
Enquanto Cidade dos Anjos Caídos foi originalmente destinado a se concentrar mais em Simon, Clare logo mudou de ideia: “Eu me sentei para escrever Cidade dos Anjos Caídos e percebi que era uma história muito maior do que eu pensava. O foco mudou para Simon, mas para também o resto dos personagens. Magnus e Alec, que originalmente não estavam escalados para estarem com frequência no livro, agora têm um papel importante a desempenhar. Clary e Jace também têm um papel central a desempenhar. Essa coisa sobre Simon deixar a cidade? Não acontecerá. A ação principal ocorre em Nova York. Embora eu tenha tentado preservar um enredo forte para Simon, no qual ele é mais do que um complemento para o drama ao redor de Jace e Clary, agora seria muito enganador se referir como um ‘livro de Simon’ ou indicar que se trate principalmente sobre ele. Não é.”
Clare descreve este livro dizendo: “Cidade dos Anjos Caídos tem lugar após os acontecimentos de Cidade de Vidro. O livro divide seu foco entre Jace e Clary e o melhor amigo de Clary, Simon, e como ele se ajusta à vida como um vampiro, mas é ainda uma história conjunta e todos os personagens da série Os Instrumentos Mortais aparecem nele: Isabelle, Alec, Magnus, Luke, Jocelyn, Maia e muito mais. Em Cidade dos Anjos Caídos, alguém está matando os Caçadores de Sombras que costumavam participar do Ciclo de Valentim e deixando seus corpos ao redor de Nova York, em uma forma destinada a provocar a hostilidade entre Caçadores de Sombras e integrantes do Submundo. Uma mortífera guerra entre vampiros está rasgando a comunidade dos integrantes do Submundo à parte, e somente Simon – o Diurno que todos querem ao seu lado – pode decidir o resultado, mas o problema é que ele não quer ter nada a ver com a política dos integrantes do Submundo. Enquanto isso, Jace e Clary investigam um mistério que pode trazer consequências pessoais para eles – consequências as quais podem fortalecer seu relacionamento, ou deixá-los separados para sempre. Amor, sangue, traição e vingança: os riscos são maiores do que nunca em Cidade dos Anjos Caídos.” (Fonte: Wikipédia)
Resenha (contém spoilers): A história é narrada inteiramente em terceira pessoa, no qual há um narrador onisciente que sabe todos os pensamentos dos personagens. A narração está sob o ponto de vista de vários personagens, principalmente Simon, devido ao fato de Cassandra ter mudado o foco principal da narração da protagonista Clary para o vampiro, mas também há partes narradas por outros personagens, como Clary, Jace, Isabelle, Alec, Magnus, Maia e Luke.
Clare agora já pode viver seu amor com Jace, que não é seu irmão de verdade, Valentim está morto e seu exército confinado nos confins do inferno, a mãe de Clary irá se casar com Luke, assim a paz poderá voltar a reinar no mundo. Correto? Não!!! De-repente os caçadores das sombras começam a ser assassinados de forma misteriosa e ninguém sabe exatamente o que está ocorrendo.
Jace começa a ter pesadelos em que se vê assassinando Clare, o que o deixa muito nervoso e com medo, fazendo com que eles se afastem cada vez mais.
No mesmo instante, surge na história mais uma personagem muito interessante, Camille Belcourt, uma poderosa vampira milenar que aparece para reaver a liderança do seu clã, e para isso, precisará da ajuda do mais poderoso vampiro, Simon.
No meio de todo esse roteiro, Clary e sua turma partem para mais uma aventura para tentar desvendar que está por trás desta rede de assassinatos e qual o objetivo desse assassino.
Como a própria escritora nos falou este livro é uma espécie de recomeço da série, onde um novo vilão será apresentado e uma nova rede de acontecimentos será iniciada, assim ele possui aquela parte meio maçante que todo livro inicial possui, com muitas explicações e diálogos políticos.
O ponto mais interessante é que a visão aqui passa a ser mais de Simon, que para mim é o personagem mais completo e interessante de toda a série. O fato de ser um vampiro com poder de ficar exposto ao Sol, mais a parte humana dele que ele não deixa ir embora, o conflito que ele sofre por ter que ficar distante da família, e um novo amor que irá surgir na vida dele que é a Isabelle, irmão de Jace e também uma caçadora das sombras, que para mim é a segunda personagem mais marcante de Clare.
Enfim, é o primeiro livros, de uma nova trilogia com os personagens de instrumentos Mortais, que, aliás, achei essa segunda trilogia muito melhor que a primeira (Na qual já gostei também), principalmente por causa da história de Simon e Isabelle e também porque gostei muito mais deste novo vilão, muito mais cruel, frio e calculista.
Podem ler que vão adorar.
Abraços e boa leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: